Home > Invepar > Governança Corporativa > Visão Geral

Visão Geral

O grupo Invepar utiliza-se das boas práticas de Governança Corporativa objetivando estabelecer critérios de controle, e padronização de procedimentos nas empresas da Invepar reduzindo, assim, riscos de fraude, abusos de poder ou conflitos de interesse na organização.

 

Estrutura Organizacional

A Invepar possui registro de companhia aberta desde 2000, sendo classificada como Categoria A desde a entrada em vigor da Instrução CVM 480/09. Sua estrutura societária em contempla a existência de quatro comitês de assessoramento ao Conselho de Administração: Financeiro e de Investimento, de Auditoria Interna, de Obras e de RH & Governança. Os cargos de Diretor Presidente e Presidente do Conselho de Administração não são ocupados pela mesma pessoa, o que gera maior independência e agrega profissionalismo à gestão. A Invepar conta, ainda, com um Conselho Fiscal de funcionamento permanente.

 

Código de melhores práticas de governança corporativa do IBGC

Associada ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa ("IBGC"), a Invepar busca o alinhamento de suas atividades e processos decisórios às melhores práticas de Governança Corporativa, estabelecendo uma relação de confiança com todos os stakeholders da Companhia e contribuindo para a sustentabilidade do negócio.

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção

Em 2016, a Invepar e as empresas do grupo aderiram ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, iniciativa criada pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e que conta com mais de 400 empresas que têm por objetivo a promoção de um mercado mais íntegro e ético e divulgam essa atitude entre seus públicos de interesse.
Ao longo dos últimos anos, a Invepar implementou processos, adotou ferramentas de gestão e aderiu a práticas de compliance de mercado, de forma a melhorar continuamente os seus padrões de governança. A assinatura do Pacto reforça esse compromisso com os stakeholders para uma sociedade mais ética.
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que atua como polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.
A Invepar e suas empresas controladas também são signatárias do Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas, que preconiza dez princípios, sendo o 10° relacionado ao Combate a Corrupção.