Home > Invepar > Governança Corporativa > Conselhos, Diretoria e Comitês > Conselho de Administração

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Invepar é composto por oito integrantes, sendo dois representantes indicados por cada acionista, e seus respectivos suplentes.

A tabela abaixo apresenta os nomes, posições e datas de eleição dos membros titulares do Conselho de Administração da Companhia:

Nome Cargo eletivo ocupado Data de eleição Prazo do mandato
Renato Proença Lopes Presidente do Conselho de Administração 20/04/2018 Assembleia Geral Ordinária de 2020
Renato Proença Lopes - Brasileiro, bacharel em Tecnologia em Construção Civil pela Universidade Mackenzie-SP (1989/1992). Possui pós-graduação em Administração pela Universidade Paulista – UNIP (1997/1998) e MBA em Gestão de Negócios de Atacado pela FIPECAFI - Universidade de São Paulo – USP (2002/2003). Participou do desenvolvimento inicial da integração e prospecção de negócios envolvendo a carteira do pilar atacado do Banco do Brasil e do Banco Patagônia – Argentina (2010); ocupou os cargos de Gerente Executivo Diretoria Comercial (2010/ 2013) e Gerente Geral Corporate (2006/ 2010) do Banco do Brasil. Ingressou no Banco do Brasil em 1992. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Gerente Adjunto em Nova Iorque (2013/ 2015); (ii) Diretor Presidente do BB USA (2013/ 2015); (iii) Gerente Executivo Diretoria Comercial - Banco do Brasil (2010/2013); e (iv) Diretor de Participações da PREVI (Caixa de Previdência dos funcionários do Banco do Brasil) (junho/2015 até o momento). O Sr. Renato Proença Lopes declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Renato Proença Lopes declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.

Roberto da Cunha Castello Branco

Membro titular 20/04/2018 Assembleia Geral Ordinária de 2020
Roberto Castello Branco - Brasileiro, Doutor em Economia pela FGV/EPGE e Post Doctoral Fellow em Economia pela Universidade de Chicago, tendo participado de programas de treinamento executivo da Sloan School of Management, MIT, do IMD, Lausanne, Suíça e da University of Chicago Booth School of Business. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Diretor da Vale S.A., companhia aberta de mineração; (ii) Diretor na Fundação Getulio Vargas - Educação e Pesquisa (Agosto de 2014 até agora); (iii) Membro do Conselho de Administração da PETROBRAS S.A - PETRÓLEO E GÁS (Maio de 2015/ abril de 2016); tendo anteriormente exercido também as seguintes funções: (i) membro do Conselho Curador da Fundação Getúlio Vargas, instituição de ensino; (ii) Diretor do Banco Central do Brasil, banco central; (iii) membro do Conselho Diretor da Abrasca, organização sem fins lucrativos; (iv) Vice-Presidente da Câmara de Comércio Brasil- Canadá, câmara de comércio; e (v) Diretor da American Chamber of Commerce do Rio de Janeiro, câmara de comércio. O Sr. Roberto da Cunha Castello Branco declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Roberto da Cunha Castello Branco declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.
Josedir Barreto dos Santos Membro titular 20/04/2018 Assembleia Geral Ordinária de 2020
Josedir Barreto dos Santos - Brasileiro, com formação acadêmica em direito pela Universidade Salvador – UNIFACS, pós graduação em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET, e em Direito Societário pelo INSPER. Atualmente ocupa o cargo Presidente da OAS S.A., atuou como Líder de projetos especiais (área tributária e societária) da OAS Engenharia e Participações Ltda. Já atuou como gerente de planejamento tributário da Construtora OAS, e consultor sênior tributário na PricewaterhouseCoopers e Deloitte Touche Tohmatsu. O Sr. Josedir Barreto dos Santos declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Josedir Barreto dos Santos declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.
Fabio Hori Yonamine Membro titular 20/04/2018 Assembleia Geral Ordinária de 2020
Fabio Hori Yonamine - Brasileiro, formado em administração de empresas pela EAESP FGV e MBA pela University of Texas at Austin. Foi diretor financeiro da OAS Empreendimentos S.A, do Internet Group S.A (iG, iBest e BrTurbo), Brasil Telecom of America (empresas de cabos submarinos da Brasil Telecom, com sede em Boca Raton, Florida), e gerente de análise de investimentos da Brasil Telecom S.A. Ocupou o cargo de diretor-presidente da OAS Investimentos S.A .O Sr. Fabio Hori Yonamine declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Fabio Hori Yonamine declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.
Arnaldo José Vollet Membro titular 20/04/2018 Assembleia Geral Ordinária de 2020
Arnaldo José Vollet - Brasileiro, graduado em Matemática pela USP (1971/1975). Possui MBA em Finanças pelo IBMEC RJ (1989/1992) e em Altos Executivos pela FGV RJ ( Abr. 1996/ Jun. 1996). Desde 2010 participa como Membro de Conselhos Fiscais, Conselhos de Administração e Comitês de Auditoria de Empresas de Capital Aberto e Bancos. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Membro Titular do Conselho Fiscal da VALE (2011/2015); (ii) Membro Titular do Comitê de Auditoria da CEF- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (2012/2016) e Membro Titular do Conselho de Administração da CPFL ENERGIA (maio de 2016/ janeiro de 2017), tendo anteriormente exercido também as seguintes funções: (i) Diretor-Executivo da BB-DTVM - Gestão de Ativos, subsidiária Integral do Banco do Brasil, (2002/2009); (ii) Gerente Executivo da GEROF (1994/2000); (iii) Diretor Financeiro da COELBA (BA) (2000/2002). O Sr. Arnaldo José Vollet declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Arnaldo José Vollet declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.
Renato Augusto Zagallo Membro Titular 20/04/2018 Assembleia Geral Ordinária de 2020
Renato Augusto Zagallo - Brasileiro, graduado em Economia pela PUC -RJ, Mestre em Economia pela Universidade de Illinois, Urbana - Champaign. De 2007 a 2010 atuou como Sub-secretário Geral de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. Entre 2005 e 2006 foi Técnico de Planejamento e Pesquisa e Diretor Adjunto de Macroeconomia do IPEA -- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (aposentado em Jan 2016). Entre 2003 e 2005 ocupou o cargo Assessor Residente de Assistência Técnica do Departamento de Assuntos Fiscais do Fundo Monetário Internacional, Washington, DC. Entre 1999 a 2002 foi Secretário Adjunto da Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério da Fazenda, Brasília. Entre 1997 e 1995 foi Secretário de Assuntos Estratégicos e Sub-secretário de Fazenda da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.De 1993 a 2003 foi Professor da cadeira de Política Fiscal e Monetária do Mestrado em Economia Empresarial da Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro. Em 1989 atuou Professor Auxiliar de Economia do Setor Público da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. De 1987 a 1995 foi Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Rio de Janeiro. De 1981 a 1987 foi Economista e Sócio da Annibal Villela Consultoria Econômica, Rio de Janeiro. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Diretor de Participações Societárias e Imobiliárias da FUNCEF - Fundação dos Economiários Federais no ano de 2016; (ii) Secretário de Fazenda do Estado de São Paulo, entre janeiro de 2015 a agosto de 2016; (iii) Diretor-Executivo de Administração e Finanças do Comitê Organizador das Olimpíadas Rio 2016, de setembro a dezembro de 2014; e (iv) Secretário de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro, de 2010 a 2014. O Sr. Renato Augusto Zagallo Villella dos Santos declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Renato Augusto Zagallo Villella dos Santos declarou ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.
Paulo Cesar Cândido Werneck Membro titular 20/04/2018 Assembleia Geral Ordinária de 2020
Paulo Cesar Cândido Werneck - Brasileiro, economista, tem MBA em Executivo Internacional pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – USP, e AMP – Advanced Management Program (Programa de Gestão Avançada) pela Universidade de Harvard. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Diretor de Investimentos da FUNCEF - Fundação dos Economiários Federais, de 2016/atualmente; e (ii) Haitong Banco de Investimento do Brasil - ex-BESI (Haitong Grupo) - Managing Director - Chefe de Distribuição & Sales - Diretor Estatutário - ALCO Membro - Diretor - CEO do BES Ativos Financeiros - Diretor Estatutário no período de 2011/2016 . De 2007 a 2010 foi Diretor - CEO / CIO da Icatu Hartford Administradora de Recursos. Entre 2003 e 2007 ocupou os cargos de CEO e CIO na ABN Amro Asset Management DTVM. De 1999 a 2003 foi Diretor Adjunto ABN Amro Tesouraria do Banco, São Paulo, Brasil. De 1998 a 1999 foi Senior Advisor Ministério das Finanças. Entre 1996 e 1998 atuou como Chefe dos Comerciantes do Mercado Monetário local no Banco Rabobank do Brasil S/A. De 1992 a 1996 – atuou no Citibank N.A na área Tesouraria e Global Capital Markets, São Paulo. Global Markets Capital Corretora Equity International e Vendas Institucionais. De 1990 a 1992 atuou no Unibanco. Entre 1988 e 1990 foi Gerente Sênior - Banco Arbi. De 1983 a 1988 atuou na tesouraria, Patente CCVM. O Sr. Paulo Cesar Cândido Werneckdeclarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Paulo Cesar Cândido Werneck declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.
Ronaldo Del Buono Ramos Membro titular 20/04/2018 Assembleia Geral Ordinária de 2020
Ronaldo Del Buono Ramos - Brasileiro, Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP com cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior nas áreas de fusões e aquisições, finanças e gestão de empresas. Especializado em liderança e gestão de equipes multidisciplinares e multiculturais, estruturações societárias complexas. Mentor de CEOs e acionistas.Atua na indústria de alumínio e mineração no Brasil e no Canadá, incluindo operações, fusões, aquisições e spin-offs. É Country Head da Rio Tinto para o Brasil (RT), vice-presidente de estratégia da Câmara de Comércio Brasil - Canadá, conselheiro da Mineração Rio do Norte S/A, conselheiro da Santa Helena S.A. e da Terranuts S.A. e representante da RT no Consórcio Alumar. Fundador do CEOlab, mentoria para CEOs e executivos. O Sr. Ronaldo Del Buono Ramos declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade rofissional ou comercial. O Sr. Ronaldo Del Buono Ramos declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.

A tabela abaixo apresenta os nomes, posições e datas de eleição dos membros suplentes do Conselho de Administração da Companhia:

Nome Cargo eletivo ocupado Data de eleição Prazo do mandato
Jorge Ricardo de Carvalho Nobre Membro suplente 20/04/2018 Assembleia Geral Ordinária de 2020
Jorge Ricardo de Carvalho Nobre - Brasileiro, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB), MBA em Finança pelo IBMEC e LLM em Direito Empresarial pela FGV. Mais de dez anos de experiência no mercado financeiro tendo atuado na análise de diversos setores da economia, sendo corresponsável por gestão de carteiras de ações, totalizando cerca de R$ 600 milhões. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Gerente da Área de Análise de Investimentos da FUNCEF (novembro 2016/ atual); e (ii) Coordenador da Área de Novos Negócios (Abril/2013 a Novembro/2016); tendo anteriormente exercido também as seguintes funções: (i) Estruturador de Negócios - Ad Modum Soluções Corporativas (Junho/2012 a Abril 2013); (ii) Analista de Investimento Sênior (Outubro 2010/Junho 2012); (iii) Analista de Private Equity - FUNCEF (Dezembro 2009/ Outubro 2010); (iv) Analista de Investimentos - FUNCEF (Fevereiro 2006/ Dezembro 2009); (v) Consultor Financeiro/ Tesoureiro - AD&M Consultoria (Fevereiro 2003/Novembro 2005). O Sr. Jorge Ricardo de Carvalho Nobre declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Jorge Ricardo de Carvalho Nobre declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.
Felippe do Prado Padovani Membro suplente 20/04/2018 Assembleia Geral Ordinária de 2020
Felippe do Prado Padovani - Brasileiro, concluiu MBA (Double Degree) em Administração pela Universidade de Tulane - EUA e pela Universidade do Chile, em 2009. É pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de São Paulo, em 2004, e se formou em engenharia bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Participou de diversos cursos: Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios, Capacitação em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Lideranças e também realizou curso no IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (Training for Couselor of Administration) e Fundação Dom Cabral (Executive Development Program). Desde Março/2018 é Vice-Presidente da OAS S.A. com enfoque na OAS Investimentos, dedicando-se a projetos de investimentos com estruturação de capital, nos quais engloba a OAS Empreendimentos, OAS Arenas e OAS Soluções Ambientais. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) 2015/2018 - Diretor Presidente das empresas OAS Empreendimentos, OAS Arenas e OAS Soluções Ambientais; (ii) 2014/2015 - Presidente da OAS Arenas - Grêmio - (Porto Alegre), Arena Fonte Nova (Salvador) e Das Dunas (Natal); (iii) 2013/2014 - Presidente da OAS Arenas - Arena do Grêmio , POA. O Sr. Felippe do Prado Padovani declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Felippe do Prado Padovani declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.
Andrea Morata Videira Membro suplente 20/04/2018 Assembleia Geral Ordinária de 2020
Andrea Morata Videira - Brasileira, graduada em Economia pela Mackenzie, com MBA em Gestão Financeira e Risco pela FIPECAFI, com 18 anos de experiência no Mercado Financeiro, tendo trabalhado em diversas áreas no Banco WestLB, Banco Condórdia e na BESAF - BES Ativos Financeiros (atual Haitong DTVM). Possui experiência na área de Administração de Recursos de Terceiros (Asset Management), adquirida durante 12 anos em posição gerencial na área de Middle Office, Risco e Produto. Desde 2016 atua como Gerente na área de Gestão dos Ativos de Participações Societárias na FUNCEF (Fundação dos Economiários Federais). A Sra. Andrea Morata Videira declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. A Sra. Andrea Morata Videira declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.
Fernando Manuel Pereira Afonso Ribeiro Membro suplente 20/04/2018 Assembleia Geral Ordinária de 2020
Fernando Manuel Pereira Afonso Ribeiro - Brasileiro, formado em Administração Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. MBA em Finanças pela IBMEC RJ. Mestre em Administração pela IBMEC RJ e MBA Gestão Avançada de Negócios Inepad, UFMT e FGV. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Membro suplente do Conselho de Administração da Log- In, no período abril/17 até hoje; (ii) Membro suplente do conselho de Administração da CPFL energia, no período abril a outubro de 2016; (iii) Gerente Executivo - BB Gestão de Recursos DTVM S.A. até maio/2015; (iv) Diretor da BB Fund SPC, empresa do Conglomerado Banco do Brasil, no período de 2005 até 2006 e posteriormente, de 2010 até 2014; tendo anteriormente exercido também as seguintes funções: (i) Diretor da AMEC - Associação dos Investidores no Mercado de Capitais (2009 a 2011); (ii) Membro titular do Conselho de Administração da COSERN - Companhia Energética do Estado do Rio Grande do Norte, ligada ao Grupo Neoenergia, no periodo de 2001/2003; (iii) Gerente - PREVI, responsável pela Gestão de Recursos na Diretoria de Investimentos; (iv) Gerente Executivo da BB DTVM, responsável pela Gestão dos Fundos de Investimentos e Consultoria a Clientes (2005/2007); e (v) Gerente - Executivo - BB DTVM, responsável pela área de Pesquisa (Macroeconomia, Analise Fundamentalista de Empresas e Análise de Crédito) de 2007 a 2010. O Sr. Fernando Manuel Pereira Afonso Ribeiro declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Fernando Manuel Pereira Afonso Ribeiro declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.
Maria Carmem Westerlund Montera Membro suplente 20/04/2018 Assembleia Geral Ordinária de 2020
Maria Carmem Westerlund Montera - Maria Carmen Westerlund Montera é economista formada pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro da Universidade Candido Mendes, é também bacharel em Letras pela PUC/RJ, com especialização em Mercado de Capitais na EPGE/FGV/RJ. Atualmente é membro suplente do Conselho Fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletrecidade de São Paulo, desde maio de 2014; membro do Conselho Fiscal da Aes Tietê Energia S.A. e membro suplente do Conselho Fiscal da Brasiliana Participações desde abril de 2017 ; membro suplente do Conselho Fiscal da Klabin S.A. desde março de 2017; e membro do Conselho Fiscal da Banrisula S.A. desde março de 2018. É também membro do comitê de auditoria e riscos da BR Insurance S.A. desde janeiro de 2017 e membro do comitê de auditoria e riscos da Tupy S.A desde 2009. Foi gerente na BNDES Participações S.A.- BNDESPAR responsável pelo investimento em empresas e em fundos de investimentos, de 1987 a 2002, chefe do Departamento de Comunicação e Cultura do BNDES em 2004 e economista do Departamento de Gestão e Acompanhamento da Carteira da BNDESPAR de 2005 a junho de 2013. Foi também membro do Conselho de Administração da Tupy S.A. de 2006 a 2013 e da Cia de Distribuição de Gás do Rio de Janeiro (cia aberta concessionária distribuidora de gás) de 2006 a 2012; membro do Conselho Fiscal da AES Elpa em 2011-2013 e da AES Tietê S.A. em 2011-2013,2014-2015; membro do Conselho Fiscal da Eletropaulo Metropolitana de Eletrecidade de São Paulo em 2011-2013, e membro do comitê de governança e gestão de pessoas da Tupy S.A em 2009 - 2015. Foi ainda, membro do Conselho de Administração e dos comitês financeiro e de gestão da Brasil Ferrovias e da Ferronorte SA (cias abertas concessionárias de ferrovias), membro do comitê de investimentos do Fundo FIP Brasil Energia e do Fundo de Petróleo, Gás e Energia e membro do Conselho de Administração de Spes prestadoras de serviços para a Petrobrás (Companhia de Recuperação Secundária CRSEC, Marlim Participações e Nova Marlim Participações) e membro suplente do Conselho de Administracão da Net Serviços de Comunicação SA e do comitê de Finanças da Telemar Participações SA. A Sra. Maria Carmem Westerlund Montera declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. A Sra. Maria Carmem Westerlund Montera declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.
Ricardo Carvalho Giambroni Membro suplente 20/04/2018 Assembleia Geral Ordinária de 2020
Ricardo Carvalho Giambroni - Brasileiro, Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC - Instituto de Governança Corporativa, formado em economia pela Universidade Candido Mendes - RJ. Possui MBA em Finanças pelo IBMEC - RJ, MBA em Governança Corporativa pelo IBMEC - RJ e MBA em Finanlas e Direito pela FGV. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Conselheiro de Administração da Investimento e Participações em Infraestrutura S.A. - INVEPAR e das Concessionárias MetrôRio e GRU Airport, setor de Infraestrutura e Transportes; (ii) Conselheiro de Administração da SAUÍPE S.A., setor hoteleiro; tendo anteriormente exercido também as seguintes funções: (i) 1979 a 1986, Banco do Brasil : Ag. Centro Rio de Janeiro e Vice- Presidente da Área Internacional; (ii) 1986 a 1996 - BB - DTV S.A , exerceu funções técnicas na Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, subsidiária do Banco do Brasil; (iii) 1996 a 2013 - PREVI - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, exerceu funções técnicas e de Gerente Executivo na Diretoria de Participações; (iv) 2003 a 2005 - Valepar - exerceu cargo de Diretor; (v) 2001 a 2013 - Litel Participações, ambas da estrutura societária de controle da VALE; (vi) 1998 a 2000 Conselheiro de Adminstração da Paranapanema; (vii) Conselho de Administração da VALEPAR (2006) e Vale (2001 até 2005); (viii) Conselheiro de Administração das empresas do Grupo Brasil Ferroviias (2005 a 2006); (ix) Conselheiro de Administração da ALL - America Latina Logística ( 2006 a 2008); e (x) Conselheiro de Administração da CPFL Energia ( 2009 a 2011). O Sr. Ricardo Carvalho Giambroni declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Ricardo Carvalho Giambroni declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.